Verdadeiramente apenas posso me definir a partir de minha verdade. Assim, para pensamento de vida típica, sou o autistão. Para olhos sem muita flexibilidade sou autistão antes de Fernando Murilo Bonato. Para mim, sou um pensador, pensador e pensador. Mas para aqueles que me possibilitam a boa comunicação sou uma pessoa que pensa além de seu tempo. Minha vida sempre foi desafiar meus limites. Vencer meu corpo falhado e organizar minha mente.
Primeiro sempre devo pontuar: Minha verdadeira deficiência é ser um personagem com fala reduzida. Minha deficiência me faz um falador falhado. Mas muitos percebem minha deficiência por outro modo. Para muitos minha grande deficiência é ser autista não falante. Eu falo, mas ninguém além de minha pessoa amada entende.
Sempre me vejo como poderoso pensador. Mas sempre me vejo como falhado. Sempre penso que meu poder de refletir vem de meu silêncio. Mas percebo também que sou o que sou. Verdadeiramente um “aprontador” da vida falhada. Um pedaço de vida de muita verdade, pois a totalidade é divina. Sou assim, me disfarço de falhado para poder, de verdade, mostrar ao mundo a possibilidade de viver fora da vida perfeita.
Sempre me vejo como forte pensador, potência mental e falhado em corpo desobediente. Sou o que sou. Mas por trás desse jovem pensador existe um pertencente a vida ativa. Sou um amante da vida plena. Decidi ser feliz, decidi ser eu, decidi ser o aprendiz de meu silêncio. Se você pensar, poderá receber. Se ficar alheio ao seu pensamento, ficará preso em si. De verdade, plenitude me defende de incompreensão. Plenitude me defende de autismo. E minha plenitude vem da minha verdade em me conectar com meu Deus, meu irmão mais velho. Minha vida tem sentido, toda honra e glória por minha grande missão.
Ser eu, é trabalhar mente a todo momento. É pertencer à minha existência. Ser eu, é ser falhado em tantas coisas e genial em outras. Ser eu, é pedalar apenas para sentir a liberdade de um corpo preso. Ser eu, é trilhar em morros, na natureza e sentir Deus na árvore, no vento, no poder da água, na vida pulsante de uma mata. Ser eu, é ser um palestrante falhado dominado por silêncio. Ser eu, é fervilhar textos para toda situação. Ser eu, é ser “aprontador”, anarquista e poderoso verdadeiro potencial autista. Eu sou FERNANDO MURILO BONATO, SOU POR ACASO AUTISTA, ISSO IMPORTA MESMO? Falante, não falante, apenas um autistão pelo mundo da reflexão.
LIVROS PUBLICADOS:
Lançado em (2020)
VOCÊ PODE SER O QUE QUISER... Vença o impossível!
Com 13 anos o adolescente Fernando Murilo, autista praticamente não verbal começa um processo inusitado de comunicação. Em meio a pandemia COVID19 passa a ditar textos. Uma descoberta fascinante, e a partir destes textos constatou-se que, mesmo no silêncio e na aparente distância, Murilo estava muito mais conectado do que se supunha. Em seus primeiros textos expressa toda sua fé, sua espiritualidade, sua vontade de evoluir. Textos simples que vão fundo na alma de quem mergulha em sua forma de ver o mundo.
Lançado em (2021)
TUDO PODE SE TRANSFORMAR QUANDO SE TEM CORAGEM. Força, determinação e vontade até o final de sua jornada.
Uma mente desperta que incansavelmente produz textos diários. Murilo sai de seu silêncio para expor, em textos ditados, como é ser um autista nível três de suporte. Termina esse segundo livro antes de completar 14 anos. Nestes textos coloca de maneira muito intimista suas vivências dentro do espectro, além de textos que nos fazem refletir sobre temas cada vez mais profundos. Cada vez deixa mais evidente sua propensão à filosofia. Um filósofo autista que produz textos ditados, inusitado, mas real.
Lançado em (2023)
VERDADES QUE PODEM TRANSFORMAR SUA VERDADE
É um livreto de bolso. Murilo não tem limites em suas reflexões. Nesta obra produz pequenos pensamentos para serem lidos aleatoriamente. Pequenas frases de muita força. Suas reflexões resultam de sua maneira peculiar de ver e observar o mundo. A cada página um convite ao pensamento profundo.
Lançado em (2023)
A VIDA PEDE VONTADE DE TRANSFORMAR O TEMPO EM PERTENCIMENTO
Este livro é um compilado de pensamentos que propiciam a seus leitores algumas reflexões sobre a existência, e verdades perdidas em meio ao caos da vida moderna. Seus textos são um convite ao poder do Amor em seu real significado, sendo incansável nessa busca pelo despertar para a real essência desse sentimento. Mostrando através de suas reflexões o poder transformador do amor na vida.